segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

No dia 8 de Março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando as instalações da mesma. Reivindicavam a redução do horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas de trabalho, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram encerradas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres acabaram por morrer queimadas.

Deve-se à revolucionária alemã Clara Zetkin (1857-1933) a proposta de criação do Dia Internacional da Mulher. Tal proposta foi por ela apresentada em 1910, na 2ª. Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada na capital da Dinamarca.
A proposta de Clara Zetkin correspondeu à necessidade de dar um forte impulso à luta organizada das operárias, numa época em que a entrada massiva das mulheres no trabalho fabril e o desenvolvimento do movimento comunista conduziram à intensificação da luta das mulheres por melhores condições de trabalho, melhores salários e por direitos sociais e políticos. Consciente da importância decisiva da participação das mulheres trabalhadoras na transformação da sociedade, Clara Zetkin assumiu um papel notável na dinamização e na luta organizada das trabalhadoras e na incorporação das reivindicações específicas das mulheres no seio do movimento comunista internacional.
Por isso, Clara Zetkin nunca deixou de advertir para o seguinte: que a igualdade jurídica e política (direitos pelos quais se bateu!) não seriam condição suficiente necessária naturalmente, para transformar a situação das mulheres trabalhadoras: «A emancipação da mulher, como a de todo o género humano, só se tornará realidade no dia em que o trabalho se emancipar do capital. Só na sociedade socialista as mulheres, como os trabalhadores, tomarão posse plena dos seus direitos».
O Dia Internacional da Mulher tem hoje muito pouco a ver com a sua matriz original, hoje, o 8 de Março assemelha-se mais - no conteúdo e na forma como surge nos meios ditos de comunicação social - a uma espécie de "albergue espanhol", onde as «primeiras-damas», ex-ministras, promoções de perfumes e soutiens "revolucionários", todas juntas se homenageiam e cantam loas a si próprias...
E é para elas - essa outra «metade do céu» que nunca verga! - que reafirmamos que neste dia que é necessário continuar a lutar, Força!
in "Luta Popular" online

Sem comentários: